TOPO - PRINCIPAL 1190X148

As cinco linguagens do amor

Despertar e Evoluir, Por Ândora Motta, Terapeuta Holística

Em 21/05/2023 às 21:01:20

As relações humanas são um desafio dia após dia. Saber agradar, ser paciente, resiliente, ter empatia, aceitar o outro como ele é, ter carinho e amor são alguns ingredientes para ter uma relação de sucesso à dois.

Às vezes não expressamos o que gostaríamos que o outro fizesse conosco para nos sentirmos felizes. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que gosto de carinho, palavras de amor (pois sou romântica) e presentes. Se a pessoa com quem eu estou não toca em mim ou não me diz palavras carinhosas, eu tendo a pensar que aquela pessoa não me ama ou só gosta de mim.

O pastor, conselheiro matrimonial e escritor Gary Chapman notou as dificuldades de se relacionar dos casais que iam ao seu consultório e que isso se devia ao fato de que cada um tinha uma linguagem do amor. Então, quando aplicou a sua técnica em seus pacientes, viu seus relacionamentos melhorarem.

Cada pessoa tem uma linguagem principal e algumas secundárias, como o meu exemplo acima. Descobrir a sua linguagem principal e a do seu parceiro, e vice versa, torna o relacionamento mais saudável, pois não vai haver mais aquelas discussões bobas como: "poxa, fulana não lavou a louça (se a sua linguagem for atos de serviço)" ou "fulano anda tão ocupado que não tem mais tempo pra mim (caso sua linguagem seja tempo de qualidade)".

Entendendo a linguagem do amor um do outro se chega a um consenso do que é melhor para cada um e o relacionamento se torna mais saudável.

As linguagens do amor não servem somente para relacionamentos entre casais, também têm as cinco linguagens do amor para crianças, as cinco linguagens do amor para solteiros, as cinco linguagens do amor dos adolescentes, as cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho, as cinco linguagens do amor de Deus e as cinco linguagens do perdão, todos livros magníficos para a valorização do relacionamento humano.

As cinco linguagens do amor são:

1) Palavras de afirmação: São elogios, afirmações positivas, incentivos.

2) Tempo de qualidade: É a dedicação de um tempo exclusivo, conversas de qualidade, passeios, assistir TV juntos, ir ao cinema, etc.

3) Presentes: São presentes dados de coração e não pelo valor financeiro.

4) Atos de serviço: São gestos práticos como lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, etc.

5) Toque físico: Beijos, abraços, massagem, mãos dadas, relações sexuais, carinhos, toques suaves pelo corpo, etc.

Dentro das cinco linguagens do amor também se inclui o amor próprio: falar de si mesmo com carinho, dedicar um tempo para se cuidar, se presentear, fazer coisas por si mesmo para se sentir mais feliz e cuidar do seu corpo com carinho.

Descobrindo a sua própria linguagem e a do outro sua relação irá melhorar em todos os aspectos.

Na internet você pode fazer testes para saber qual é a sua linguagem do amor.

Gratidão por ser contribuição ao seu Despertar & Evoluir.

Namastê...Blessed be

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga, dê sua sugestão e compartilhe. Sua colaboração é muito importante para nós.

@portal.eurio

@andora_motta

@despertar_evoluir_




POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.